sexta-feira, 9 de julho de 2010

Primeira Consulta

Olá!
Desculpem a demora em postar sobre minha primeira consulta que aconteceu na quarta... mas aí vai!
Bom, cheguei ansiosíssima para a consulta, voces devem imaginar, mas correu tudo muito bem.
Primeiro contei minha historia e a fisioterapeuta colheu alguns dados e fomos pra avaliação prática mesmo.
O que achei bacana é que em nenhum momento ela me forçou. Em todo momento me tranquilizou dizendo que o tratamento necessita de paciencia, que é um passo a cada dia e que a primeira coisa que eu deveria tirar da cabeça é que o problema tem que ser resolvido pra ontem. Essa nossa ansiedade atrapalha e muito o andamento do tratamento.
Fomos pra uma sala em que ela avaliou minha postura e me indicou alguns alongamentos que favorecem o relaxamento e mais, existem musculos que quando muito tensionados ajudam a "prender" ainda mais a musculatura do assoalho pélvico que são justamente os músculos que nós contraimos involuntariamente.
Falamos sobre a necessidade de se ter uma "consciencia corporal" e relaxamento. É um problema entre nós nao é verdade? Somos tensas demais e nos conhecemos de menos. Ela me indicou atividades que visem buscar esse auto conhecimento e relaxamento como o Yoga. Fiquei de procurar um, mas pela correria, não o fiz! (prometo que vou procurar).
Depois ela me pediu pra deitar na maca onde ela avaliaria a atividade muscular (eletromiografia) do meu assoalho pélvico (musculos da regiao do ânus e vagina). Super tranquilo!!! Sao colocados eletrodos bem próximos da vagina e ânus (externos, entao nada que nos assuste). É como se fosse feito um eletrocardiograma, pra voces entenderem melhor. À partir desses eletrodos que estao ligados a um computador, vc ve um gráfico que mostra o grau de tônus muscular (que é a tensão do musculo) tanto em repouso, quanto no ato de contração voluntária desses musculos. O valor de um tônus muscular do assoalho pélvico em repouso de uma pessoa normal fica entre 2,0 e 3,0 (esqueci o nome da unidade). Se esse valor está acima de 3,0 significa que o músculo é "hipertônico" (tônus muscular alto) e se estiver abaixo de 2,0 "hipôtônico" (tônus muscular diminuído, que é´o caso por exemplo de quem tem incontinencia urinária e soltam o xixi sem querer). No meu caso, no primeiro teste , a minha atividade muscular em repouso estava em 5,86 +ou-, ou seja um tônus muito alto, e um tônus alto no ato sexual voces já sabem: sentimos dor, no nosso caso que ainda contraimos a musculatura invluntariamente, a penetração do pênis fica impossivel.
Tambem, ela me pediu pra em determinados intervalos que são mostrados pela tela do computador, que eu contraisse o assoalho pelvico e segurasse por uns poucos segundos. Foi evidenciado atraves desse teste que nesse ato de contrair e segurar deixa a minha musculatura mais tensa quando tento voltar para o repouso.
No terceiro teste, ela me solicitou antes que eu fizesse inspirações e expiraçoes longas para promover meu relaxamento e tambem em determinados intervalos ela me solicitou que eu contraisse rapidamente o assoalho pélvico e imediatamente apos relaxasse. (É meio dificil de explicar por aqui, mas espero que voces entendam mais ou menos). Nesse ultimo teste a minha atividade muscular nos intervalos das contrações rápidas, ou seja, quando a musculatura estava em repouso caiu para 2,93 (lembra que falei que em repouso estava nos 5,86?). Ela se animou bastante, porque eu consegui ter um relaxamento maior dessa musculatura que fica tão tensa e pude perceber melhor esse musculo. Um exercício que é fundamental para nós: conhecer mais sobre esses músculos e sentir como a gente pode ter um controle maior sobre eles. Claro que o fato de eu ter conseguido relaxar sob a orientação dela e "assistindo" como meu musculo estava tenso, não siginifica que um milagre aconteceu! Mas significa que eu tenho que exercitar esses musculos todos os dias.
No "meu" caso, eu me saí melhor, ou seja, consegui ter uma atividade muscular em repouso mais baixa, quando eu contraia e relaxava a musculatura rapidamente sem segurar a contração por alguns segundos. Mas esse é meu caso meninas... Ja li a respeito dos exercícios de Kegel que consistem em fazer a contração e segurar para depois relaxar. A fisio disse que pelo menos nesse primeiro momento o exercicio ideal pra mim é aquele em que consigo ganhar no relaxamento do assoalho pélvico, e que esse exercício de contrair e segurar pode nao ser benefico pra mim pq no meu exame ele me deixava com os musculos mais tensos no repouso. Deu pra entender??
Com isso, vemos que o ideal mesmo é procurar um bom profissional e não só tentarmos sozinhas em casa porque o que é bom pra mim, pode nao ser o melhor pra voces.
Feito o exame ela me perguntou se eu queria tentar introduzir o dedo na minha vagina. E eu disse que queria tentar. Nao consegui introduzir o indicador todo. Foi muito pouco, tipo a metade mais ou menos e senti um pouco de dor e como se tivesse uma barreira. Nesse momento ela disse pra eu tentar fazer movimentos em formato de U como se estivesse massageando a musculatura, visando o relaxamento. Como eu estava super tensa nessa hora, nao consegui muito. Mas era apenas um exame. Depois ela me perguntou se eu achava que ela podia tentar introduzir o dedo dela e eu falei que ela podia tentar (gente, tudo na maior paciencia, em nenhum momento ela me forçou. Disse que era pra eu deixar se eu quisesse). Ela tentou e colocou um pouco mais da metade. Faltou pouco e eu tensionei até. Normal!! Era apenas um exame... nada de desespero. Nessa hora ela disse que talvez meu himen ainda esteja intacto, mas que se fosse esse o caso no decorrer dos exercicios ele vai se romper.
Conversamos até e ela me passou os seguintes exercicios pra fazer em casa:
1) Alongamentos de coluna, da regiao do quadril, tudo visando soltar mais a pelve e a musculatura da regiao. Depois procuro imagens ou vídeos que mostrem como se faz e posto.
2) Exercicios de respiração para relaxamento e depois a contração rapida e relaxamento imediato da musculatura do assoalho pélvico. Fazer 3x ao dia, 10 repetições. Claro, que numa posição bem relaxada com uma almofada debaixo das pernas.
3) Com uma luva, passar um pouco de gel lubrificante (KY) no dedo indicador e introduzir o maximo que consigo e fazer movimentos em U massageando a musculatura.
4) Esse é com auxilio do marido. Chama-se exercício de Masters e Johnson que funciona assim:
    1ª semana: o marido pode fazer carícias em todo meu corpo, exceto toque nos seios e vagina.
    2ª e 3ªsemana: permitido toque nos seios e vagina, mas sem tentativa de penetração.
   Isso auxilia no aumento da nossa libido, relaxamento, conhecimento do corpo (onde é mais agradavel ser tocada) e tambem é muito bom para os parceiros que tendem a ficar ansiosos como a gente tambem, podendo ate mesmo auxiliar na ejaculação precoce dele.

Concluindo, depois do testamento (se é que alguem chegou ate aqui,rs) : Ela me disse que está animada com meu caso, que vai ser resolvido, mas que eu nao devo me procupar com tempo e praticar os exercícios diariamente (depende mais de nós mesmas) e que eu devo sempre lembrar que músculos são elásticos e que os meus ainda vão se "abrir" para permitir a penetração e quem sabe um parto normal.
Devido minha correria, só consegui fazer os exercícios de contração. Mas pra minha evolução eu TENHO que fazer, mesmo que meu dia esteja cheio, que eu esteja cansada. Eu decido que quero melhorar, quero vencer o vaginismo e vou conseguir...

Espero que tenham entendido como foi minha primeira sessão. Minha próxima consulta será daqui 1 mes porque ela vai sair de ferias. mas depois disso, os nossos encontros serao quinzenais por um tempo e depois mensais. Vou me esforçar muito neste mês pra na proxima sessao eu ja ter evoluído bastante.

Vou contando aqui como esta sendo minha rotina e depois posto imagens ou vídeos dos alongamentos ok?

Beijos e boa luta a todas!

2 comentários:

  1. Grazi, entendi perfeitamente como foi tudo, li todo o texto e era como se eu estivesse assistindo a consulta. Muito bom saber que vc gostou da primeira sessão e que está se empenhando pra chegar lá. Eu ando pesquisando se aqui na minha cidade tem fisioterapeuta uroginecológica, mas até agora não descobri ninguém. Vi que a maioria obteve sucesso no tratamento com esse tipo de profissional. Se Deus quiser vai dar certo pra todas nós.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ei, Grazi!

    Adorei também a aula! Fico ainda muito constrangida em fazer exercícios com outra pessoa. Mas quem sabe chego lá? Por enquanto agradeço que nos conte.

    Abraços.

    http://ameperfeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir