sexta-feira, 15 de outubro de 2010

8ª Consulta

Como prometido estou aqui postando sobre minha consulta de hoje (Oitava) com uma nova fisioterapeuta.
No meu último post relatei que minha fisio estaria dando alguns cursos e achou interessante eu me consultar com uma colega dela que faz um trabalho muito bacana.
Pois entao.... hoje pela manhã estive lá.
Não me senti nenhum pouco constrangida, podem acreditar!! Acho que as sessões de terapia e a "terapia do blog" me fizeram relaxar a respeito do assunto. Hoje mesmo me peguei descrevendo meu problema como se fosse uma dor de dente...rs. Simples assim!!! rs
Contei a ela minha historia resumida (ela já tinha se inteirado a meu respeito com minha fisio) e ela me explicou sobre o trabalho dela. A formação dela é em desenvolvimento motor, fez doutorado na área. Ela atua na saúde da mulher e trata vários casos de disfunções sexuais como o vaginismo. Eu que sou fisioterapeuta (não atuo nesta área, minha formação é em dermato funcional que é a fisioterapia voltada para estética) fiquei maravilhada com a riqueza de conhecimentos dela. Ela fez minha avaliação postural e encontrou alguns pontos de tensão na região lombar e fraqueza em músculos do quadril. Já falei aqui outras vezes que alguns músculos do nosso corpo atuam indiretamente na musculatura da vagina, ou seja, juntamente com a musculatura vaginal, outros músculos próximos devem trabalhar em harmonia para que não haja desequilíbrios musculares e alguns pontos (musculos da vagina , por exemplo) não se tornem mais tensos que outros. É bem complexo e difícil expor pra voces. Uma fisioterapeuta conhece bem sobre os músculos que atuam em conjunto com o assoalho pélvico e sabem que alguns trabalhos corporais podem ajudar e muito no vaginismo. Mas como disse, esse assunto é complexo e cabe ao fisio que te acompanhar fazer um trabalho bacana associado. Por isso acredito tanto no trabalho de um fisioterapeuta da área para nos ajudar. Tenho visto muitas mulheres se dando super bem com o tratamento.
Mas vale lembrar que temos uma carga emocional muito importante associada ao nosso problema, ou seja, quem puder fazer um trabalho com psicólogo ou sexólogo e um fisio é tudo de bom.
Mesmo tendo histórias super parecidas com relação a sexualidade, também temos nossas diferenças e cada uma tem um relato específico sobre sua evolução. Umas mais rápido, outras mais lentamente. Isso deve ser levado em conta nao é mesmo? Por isso, se estivermos sozinhas fica mais difícil atravessar essa situação. Algumas podem até conseguir, mas acredito que a minoria. A maioria só conseguiu se curar ou evoluir com ajuda de profissionais capacitados. Quem ainda tem vergonha ou se sente desanimada a procurar ajuda profissional, busque forças e corra atras do prejuízo já!!!
Continuando sobre a sessão: a fisio me pedindo pra fazer alguns exercícios conseguiu introduzir todo o dedo dela e pasmem... sem dor! rsrs... Sentia apenas um pouco de aflição quando ela movimentava, mas foi muito bacana. Não senti nenhum ardor como das outras vezes. Fiquei feliz!! Ela testou a força de alguns músculos do quadril e abdome e viu que alguns estão fracos e também testou bastante meu controle muscular da vagina. Daí, ela prescreveu alguns exercicios pra eu fazer na academia que estou frequentando e me pediu pra insistir nos exercícios em casa e ainda me pediu pra usar tambem o dedo do meu marido pra perder esse meu "pavor" de ser tocada por outra pessoa.
Ela vai discutir meu caso com minha fisio e me pediu para que voltasse a terapia. Conversei com meu marido e vou voltar o mais rápido possível. Claro que vai ficar hiper apertado pra mim financeiramente, mas vai valer a pena, com certeza.
Decidi que quero focar na minha cura mesmo... cercar por todos os lados até que essa situação se resolva por completo.
Estou me esforçando ao máximo pra praticar os exercícios e estou conseguindo.
Minha meta é me curar!!! Eu mereço isso. Todas nós merecemos.

Bjssss e força pra voces!

9 comentários:

  1. Grazi,
    nossa como precisamos de força, pois as vezes me pego relaxada em fazer os exercícios.
    E ainda só vou uma vez por semana na fisio, queria fazer mais vezes, mas o dindin aperta né.
    Mas creio que irei conseguir.

    Bjoos!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Grazi:

    Como vc disse no post anterior (7° consulta),vi que o "posicionamento" de outro profissional foi bem interessante para o seu tratamento, não é? E que bom que não ficou com "neuras" sobre isso.

    Mesmo sendo individual cada tratamento, será que poderia descrever os exercícios que a fisio passou para fazer na academia?

    Obrigada e boa luta.

    ResponderExcluir
  3. Oi Becca,
    Põe força nisso amiga...rs... Mas vamos conseguir , com certeza!!
    Eu tb to atolada pra pagar e agora voltei pra terapia e aí são mais despesas. Mas decidi que mesmo que eu me prive de outro lado, eu quero é melhorar logo!!!
    Como está sua prática de exercícios?
    Força pra você tambem e boa luta
    Bjs

    "Anônimo",
    Como diz uma amiga minha: tem que ter muita força na peruca e seguir em frente! rsrs.
    A sessão com ela foi ótima e ela tem uma visão fantastica do corpo como um todo. Tipo um musculo interligado a outro. Os exercícios que ela pediu pra fazer na academia são uns isolados pra fortalecer os musculos que fazem a rotação externa do quadril, outros para fortalecer os adutores (faço dois: um no banco adutor e um com caneleira que chama-se tesoura) e também fortalecimento dos musculos paravertebrais que são os da coluna. É difícil explicar como são os exercícios e também é importante que voce passe por uma avaliação antes de fazê-los. No meu caso, esses musculos estao hiper fracos e são musculos que indiretamente podem afetar o "tônus" da musculatura vaginal. No seu caso, pode ser que não sejam os mesmos. Já tem algum profissional acompanhando voce?
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Grazi,
    meus exercícos estão mais ou menos.
    Me esforço sempre em fazer o de contrair e relaxar, mas introduzir algo esta semana vai ser difícil, pois fiquei mestruada (rsrs) e nem vai dar para ir na fisio essa semana, fica chato né ir desse jeito. Vou próxima segunda.
    Mas enquanto isso faço os exrcícios de contrair e relaxar.

    Bjão!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Becca...
    Eu tb quando fico menstruada desanimo, mas minha fisio me incentivou a ir na consulta mesmo menstruada. Imagina todo mes vc ter que furar uma vez? Veja com sua fisio e se ela nao se importar, vá assim mesmo...
    Os dias que fiz menstruada me saí super bem... senti ate menos dor...
    Focalize na sua cura e deixa o constrangimento de lado..
    Força pra voce amiga!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. becca e grazi,

    eu emendei a cartela de anticoncepcional pra poder ñ parar a fisio... já tomava por conta da cólica muito forte. mas acho q ele (o anti) vem diminuindo mais ainda minha libido, e espero parar nessa cartela.

    bjo!

    ResponderExcluir
  7. Meninas,

    consegui achar uma fisio especializada na área aqui em minha cidade...Ufa. Por incrível que pareça, a clínica fica na mesma rua do meu trabalho. Marquei a primeira avaliação para amanhã. Achei um pouco caro, R$ 60,00 cada sessão, comparando com quanto vcs falaram estar pagando. Já estou gastando na terapia (rsrs). Mas vamos pensar que é um investimento na nossa felicidade, não é?!

    Eu troquei o anticoncepcional pela camisinha, o remédio que estava tomando acabou totalmente com minha libido....agora ela já está voltando.

    Grande abraço meninas e boa luta.

    Podem me chamar de Tina

    Ps. Estou tentando iniciar um blog para relatar minha estória mas não consigo...não sei o que acontece.

    ResponderExcluir
  8. Ei Tina!!!

    Que coisa boa...
    Ta no caminho certo... terapia e fisio (o melhor remédio). Com certeza esse investimento vai valer a pena, vc vai ver.
    Que ótimo que a libido ta voltando. Faça parte da nossa corrente de sedução..hehe
    Insista na criação do blog pra podermos acompanhar sua evolução tambem...

    Bjs e boa luta

    Grazi

    ResponderExcluir
  9. Olá Grazi,

    Tudo bem? Eu também tenho o mesmo problema...e ele já vem me acompanhando há alguns anos.Parece que essa angustia pela resolução deste problema não vai ter fim..Estou desesperada, não sei mais o que fazer, meu marido até que tem muita paciência, mas ele acha que eu preciso resolver isso sozinha, que eu preciso me esforçar.Mas, só eu sei o quanto isso não sai da minha cabeça e que não vou conseguir resolver sozinha.Estou sem auto-estima,e vivo desconfiada,insegura em relação ao meu casamento.Desculpe o desabafo, e a primeira vez que comento isso com alguém...nem a minha mãe sabe disso...
    Nunca fiz consulta com fisio, vc pode me indicar algum?
    bjs
    Obrigada

    ResponderExcluir