segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Exercícios com a Fisioterapeuta

Meninas!!!

Tudo bem?

Espero que a cada dia melhor.

Bom, já me perguntaram sobre o tal balãozinho que a fisio utiliza para fazer exercícios comigo, entao resolvi postar sobre esse meu fiel companheiro..rs

Antes de tudo, é bom esclarecer que esse tipo de exercicio deve ser realizado por uma fisioterapeuta especializada em uroginecologia como é o caso da minha fisio. Portanto, procurem na cidade de voces um fisioterapeuta especializado na área. Já postei sobre o projeto Afrodite que faz o tratamento gratuito em SP. Sou de Minas Gerais, e se alguem quiser indicação da minha profissional, é só me enviar um email que terei o maior prazer em indicá-la: grazielaloiola@yahoo.com.br

Nas minhas sessões eu mesma introduzo a sonda de látex vaginal (balãozinho) até a base que é o final dela (Figura 1). Vale lembrar que a fisio envolve a sonda com uma camisinha e bastante gel lubrificante.No início foi difícil introduzí-la totalmente, porque sentia um pouco de dor, medo, aflição... (todas já sabemos como é, rs). Só depois de N tentativas, consegui conhecer o meu "caminho" e então, fluiu numa boa. A penetração é dificil só no inicio do percurso. Depois que ultrapassamos o "introito vaginal" que é nossa portinha,como se fosse a parte mais estreita (porém elástica) da nossa vagina, o resto entra numa boa sem dificuldade (TODA mulher possui o introito vaginal, meninas!). Dêem uma olhada na Figura 2 e localizem nosso "introito vaginal". Nele , repousa o himen da mulher quando ainda é virgem.
No momento que é feita a introdução desta sonda, o balazinho encontra-se desinsuflado e uma vez que consegui introduzir, a fisioterapeuta atraves de uma seringa enche o balazinho ate meu limite. Muito tranquilo! A complicação pra mim foi na "coragem" de introduzir essa sonda nas primeiras sessões. Na ultima, foi muito mais tranquilo, coloquei e tirei varias vezes, deitada e até de pé. Nas proximas sessões a fisio é quem vai tentar introduzir pra que eu dessensibilize ainda mais.

Figura 1 - Sonda látex vaginal (balãozinho insuflado)


Figura 2. Intróito Vaginal
A sonda com o balãozinho está conectada a um equipamento que controla as funções e este, está conectado a um computador. Quando faço a contração ou o relaxamento no balaozinho insuflado, ele da um feedback da minha contração ou relaxamento ao equipamento, e atraves de um grafico na tela do computador posso acompanhar a contração e relaxamento da minha musculatura. A fisio faz uma programa de exercícios específicos pra mim e eu tenho que executá-lo, sempre observando na tela qual exercicio tenho que fazer. Coloquei dois exemplo de MUITOS exercícios que já fiz. Tenho que acompanhar os desenhos e manter minha contração dentro da área verde. Por exemplo: contrair e relaxar rapidamente, contrair - segurar - relaxar (Figuras 3 e 4). Existem vários outros tipos de exercícios.

Figura 3 - Exercício: contrair e relaxar rapidamente.

Figura 4 - Exercício: Contrair - Segurar - Relaxar
 Assim, vou adquirindo um maior controle sobre minha musculatura. Resultado disso? Soltamos mais a nossa musculatura, aprendemos a relaxar e muito em breve, a penetração total será possível.
Nas minhas experiencias com meu marido, tenho conseguido penetrações parciais. Sentimos muito prazer (inclusive ele!) Já tivemos orgasmo juntos. Foi maravilhoso! Mas pra isso , tenho que estar bem excitada e lubrificada (KY ajuda bastante nesse quesito). Há dias que um certo medinho me atormenta ainda. Aí procuro relaxar ao máximo e peço pro meu maridao ter paciencia e investir mais tempo nas preliminares. Os homens sao muito afobados, principalmente os maridos de uma vagínica. Tadinhos ne?  Mas tudo conversado, sai dentro dos "conformes".
Não consigo ainda permitir a penetração, mesmo que parcial em determinadas posíções. Isso virá com o tempo. Já tive uma evolução ótima até agora, porque mesmo nao tendo aquela penetração total e em todas as posições possiveis, nós dois já sentimos um mega prazer. Não é ainda o ápice que quero e vou atingir, mas já nao me deixa frustada quando terminamos. Pelo contrario, me sinto mais mulher, feliz, totalmente relaxada depois.

Espero que com minhas explicações e as imagens que consegui, voces possam entender e imaginar, mais ou menos, como funcionam as minhas sessões. Recomendo muito!

Lembrando que, cada uma de nós tem um ritmo que precisa ser respeitado. Em nenhum momento minha fisio forçou a barra comigo. Pelo contrário, eu é que estava bem afoita pra evoluir nos exercícios. Algumas vão precisar de mais sessões , outras menos. O ímportante é começar a nos mexer e praticar exercicios. Se possível, com o acompanhamento de um profissional capacitado, um terapeuta. Quanto mais armas unirmos, mais facil sera vencer essa batalha!

Dúvidas, por favor podem me perguntar que terei enorme prazer em ajudar no que for possível.
Quem se sentir mais à vontade , pode me enviar email no grazielaloiola@yahoo.com.br

Beijos e Boa Luta Meninas!


Grazi.

9 comentários:

  1. OI Grazi! Vou te mandar um email! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O Grazi, me segui no blog, fiz a pouco tempo e já postei um texto.
    Quero conversar sobre seu processo.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Grazi, me tira uma dúvida.
    Você vai quantas vezes no mês na fisiotterapeuta?
    Poi vc com 5 sessões já conseguiu introduzir metade?! Fiz varios meses indo para sexóloga e não obtive muito resultado animador
    (se bem que não foi varios meses pq só ia uma vez na semana, mas o tempo que fiquei indo foi mais ou menos de março até agora agosto).

    Bjoos!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi becca..

    Vou na fisio a cada 15 ou 20 dias. Nos intervalos eu tenho que praticar exercícios.
    Cada caso é um caso também. Eu não conhecia nada do meu corpo e lá foi o primeiro lugar que me toquei. Antes de ir na fisio eu fiz mais de 1 ano de terapia com um psicanalista. Resolvi muitas questoes internas, conflitos, barreiras, mas a parte pratica nao evoluia simplesmente porque eu nao queria me tocar. Entao acho que só de perder essa barreira inicial em me tocar , ja foi um grande passo e consegui dar uma boa evoluida.
    É um exercício de paciencia, MUITA paciencia.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. É verdade tem que ter muita paciência e determinação em fazer os exercícios.
    Me diz também quais exercícios vc faz em casa, são aqueles de contrai e solta, empurra e solta??
    Pois a minha sexóloga ensinou que sempre ao tentar a penetração ou colocar algo, empurrar para fora, como estivesse fazendo força (difícil explicar), isso faz com que a dor diminua.
    Me diz só uma sequência que vc faz todo santo dia.

    Bjoos1!!

    ResponderExcluir
  7. Ola Becca,

    Vou te falar o que eu "deveria" fazer todo santo dia, mas pelo desanimo que as vezes consome e a correria, não faço certinho todo dia.
    Primeiro deitar num lugar tranquilo e procurar relaxar ao máximo, fazendo inspirações e expirações lentas.
    Depois fazer exercícios de contrair e relaxar rapidinho, sem segurar. Faço algumas repetições e depois com uma luva descartável e gel lubrificante introduzo meus dois dedos (indicador primeiro e dedo médio depois) e faço uns movimentos em formato de U massageando toda a musculatura (ajuda muito). Tambem com os dedos introduzidos faço alongamento da musculatura vaginal. Empurro para um lado e espero um tempo, empurro para o outro e espero e depois pra baixo.
    Além disso, procurar fazer coisas diferentes pra esquentar o clima entre o casal (um jantar a luz de velas, um lugar diferente, uma lingerie bacana, etc etc etc) Muita Criatividade pra nao deixar a libido diminuir.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Grazi!
    Que post maravilhoso! Adorei! Tá muito explicadinho! Eu mesma tinha muita curiosidade em saber como eram as sessões! Bem legal! Onde vc arrumou essas figuras ótimas?
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Amei os comentários de vocês....e feliz por saber que buscam ajuda.

    ResponderExcluir